Adicionar mais potássio à sua dieta pode ser uma forma mais fácil e eficaz de diminuir a pressão arterial do que apenas reduzir o sal, aponta uma nova pesquisa. O estudo, publicado no American Journal of Physiology–Renal Physiology, baseia-se no que os cientistas já entendem há muito tempo: que sódio e potássio atuam juntos para regular a pressão arterial. A pesquisa sugere que adicionar alimentos ricos em potássio à sua dieta, como bananas ou brócolis, pode ter um impacto mais positivo na sua pressão arterial do que simplesmente cortar o sódio.
Em última análise, os pesquisadores descobriram que um maior consumo de potássio na dieta ajudou a reduzir a pressão arterial, mesmo com níveis "altos" ou "normais" de ingestão de sódio – sempre que o potássio aumentava, independentemente dos níveis de sódio, a pressão arterial diminuía. Os pesquisadores também descobriram uma diferença notável ao ajustar os modelos matemáticos por sexo: os homens apresentaram maior probabilidade de redução da pressão arterial após aumentarem a proporção de potássio para sódio em comparação com mulheres na pré-menopausa. Essa é uma diferenciação fundamental, pois a pressão arterial tende a subir após a menopausa.
A ciência por trás do potássio, sódio e pressão arterial
A compreensão do equilíbrio entre sódio e potássio no corpo e seus efeitos na saúde cardíaca não é exatamente nova. Quando você consome muito sódio, mais água é atraída para os vasos sanguíneos, aumentando o volume de sangue. Isso eleva a pressão arterial, o que pode danificar as paredes dos vasos e levar ao acúmulo de placas nas artérias. Com o tempo, isso prejudica o fluxo sanguíneo saudável e sobrecarrega o coração.
Encontrando a proporção ideal de potássio para sódio
Não existe uma proporção "ideal" de potássio para sódio recomendada para todos. Seu histórico de saúde, estilo de vida e necessidades alimentares desempenham um papel importante na quantidade de cada mineral que você deve consumir por dia.
A Associação Americana do Coração sugere limitar a ingestão diária de sódio a 1.500 a 2.300 miligramas, especialmente se você tiver pressão alta. (Combine isso com 4.700 miligramas de potássio, e você terá o dobro de potássio em relação ao sódio, ou uma proporção de 2:1.)
Isso pode ser mais fácil para algumas pessoas do que para outras. Por exemplo, se você costuma pedir a maioria das suas refeições prontas, levará mais tempo e esforço para fazer mudanças duradouras. Se você deseja começar a fazer pequenas mudanças por conta própria, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a alcançar seu equilíbrio ideal:
- Limite seu sódio diário a 2.300 miligramas. Faça o possível para distribuir sua ingestão ao longo do dia, em vez de consumir tudo de uma vez.
- Aumente o potássio – gradualmente. Muitos alimentos ricos em potássio também são ricos em fibras, e consumir muita fibra rapidamente pode causar desconforto gastrointestinal, como gases e inchaço, e talvez até mudanças bruscas na pressão arterial.
- Faça uma troca rica em potássio em cada refeição. No café da manhã, troque morangos por bananas; no almoço, use espinafre em vez de alface americana; e no jantar, adicione feijão ou lentilha.
Lembre-se, sua dieta também precisa ser prazerosa para ser mantida. Ela deve ser personalizada, pois tentar fazer mudanças rápidas não é sustentável. E com a saúde do coração, você precisa ter um plano de longo prazo.
Postar um comentário